Espaço do Grupo 2 - SETOR EDUCACIONAL

Participantes / e-mails

ADRIANA ELIAN - aelian@terra.com.br
ANDRE AUGUSTO DE LIMA SALGADO - andre.al.salgado@uol.com.br
RENATA GURGEL DOS SANTOS REIS - renata.reis@syngenta.com
RENATA MOREIRA HOURNEAUX DE MOURA - renatamhm@gmail.com
VICTOR HEININGER - brheininger@hotmail.com



external image anhaguera.jpeg









hist_uni-anhanguera04.jpghist_uni-anhanguera07.jpg



A Instituição
Perfil Corporativo
Anhanguera Educacional Participações S.A. (“Instituição” ou “Anhanguera Educacional” ou “AESA Participações”) é a maior organização privada com fins lucrativos do setor de ensino profissional do Brasil e a maior empresa de capital aberto do setor de educação nesse mesmo país em valor de mercado.
A Instituição opera com três redes de ensino – 54 câmpus, mais de 450 polos e mais de 650 centros de ensino profissionalizante, distribuídos por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal - direcionados a adultos de média e média-baixa renda que trabalham durante o dia e estudam à noite, um segmento não atendido plenamente pelas instituições de ensino superior do Brasil. Para tanto, a Companhia oferece uma ampla gama de cursos, incluindo: ensino profissionalizante, graduação, pós-graduação e educação continuada, os quais se destacam no mercado por oferecer aos alunos ensino de qualidade diferenciada a um custo mais acessível que de seus principais concorrentes.
A Instituição acredita que os jovens trabalhadores de média e média-baixa renda selecionam sua instituição de ensino superior baseados em uma combinação de três principais fatores: variedade de cursos oferecidos, localização das unidades e preço das mensalidades. A qualidade dos cursos e do corpo docente é também um importante fator na opção dos alunos. Nesse sentido, seu foco é oferecer a melhor combinação entre qualidade e preço, com toda a conveniência almejada por jovens trabalhadores. Para atingir esses objetivos, a Instituição adota projetos pedagógicos unificados, corpo docente qualificado, modelo operacional eficiente para multi-unidades, mensalidades acessíveis e rigoroso controle de qualidade.
Mensalidades acessíveis. A Instituição conta com o modelo de gestão de multi-unidades mais eficiente de seu setor de atuação. Ao desempenhar o desenvolvimento acadêmico, o treinamento de seu corpo docente e as funções gerenciais e administrativas de controle em sua sede, a Anhanguera Educacional é capaz de reduzir a estrutura administrativa e de gestão em cada uma de suas unidades. Esse modelo de negócio, em função do seu custo, lhe permite cobrar mensalidades acessíveis e manter a prestação de serviços educacionais de qualidade aos seus alunos.
Corpo docente qualificado. A Anhanguera Educacional seleciona seus docentes considerando suas credenciais acadêmicas e competência profissional e pedagógica. A maioria de seus docentes pertence ao meio acadêmico e trabalha em atividades relacionadas no mercado, lecionando em tempo parcial em busca de prestígio e ascensão profissional, e ainda, para complemento de renda. Investe no treinamento de seus docentes e promove seu crescimento acadêmico, pessoal e profissional por meio de cursos e programas de atualização, com incentivo à produção científica intelectual. Além disso, a Anhanguera Educacional oferece remuneração competitiva ao seu corpo docente. A promoção de carreira de seus docentes é medida por acréscimo de titulação, tempo de serviço em sua organização e produção acadêmica.
Projeto pedagógico unificado. A Anhanguera Educacional acredita que o seu projeto pedagógico unificado, transmitido de forma padronizada em todas as suas unidades, lhe diferencia no setor de ensino superior no Brasil. Os projetos pedagógicos dos seus cursos são elaborados e desenvolvidos de forma colaborativa por seus professores e coordenadores de forma centralizada, e por uma equipe de assessores pedagógicos altamente qualificados – mestres e doutores – com larga experiência educacional nas suas respectivas áreas de atuação. Além de cumprirem os requisitos e as diretrizes do MEC, seus cursos são elaborados para os jovens inseridos no mercado de trabalho e se destinam a oferecer aos alunos qualificações práticas que satisfaçam suas necessidades profissionais. O seu projeto pedagógico unificado lhe permite adotar a mesma metodologia de ensino e os mesmos livros e materiais didáticos em todas as suas unidades.
Modelo operacional eficiente para multi-unidades. A Anhanguera Educacional conta com dois tipos de unidades (câmpus e pólos), além dos centros de ensino profissionalizantes, os quais são operados em formato de franquias. Cada uma de suas unidades oferece a infra-estrutura necessária e adequada aos seus cursos, além de um ambiente de estudo atrativo. O modelo operacional multi-unidades também possibilita sua pronta expansão para novos mercados, mediante a replicação do seu modelo acadêmico, do projeto pedagógico unificado e do treinamento de docentes e funcionários de forma consistente e eficiente, gerando ganhos de escala. Quando abre ou adquire novas unidades, a Instituição foca na (i) seleção de locais convenientes com base em estudos demográficos da sua população-alvo na cidade ou região em questão; e (ii) disponibilidade de transporte. Seu modelo viabiliza fortemente a escalabilidade operacional com manutenção de qualidade.
Rígido Controle de qualidade. A Anhanguera Educacional monitora semestralmente a qualidade do ensino que oferece e a satisfação dos seus alunos por meio do seu Programa de Avaliação Interna (PAI), da Pesquisa de Importância e Satisfação dos alunos, além da avaliação externa do MEC. A Instituição utiliza o conjunto do resultado dessas avaliações como ferramenta de gestão e para identificar oportunidades de melhoria em seus cursos e no desempenho de seu corpo docente, bem como para disseminar as melhores práticas entre suas unidades. A Anhanguera Educacional acredita que o seu projeto pedagógico unificado e a avaliação de qualidade que efetua regularmente sejam fatores essenciais para um rígido controle da qualidade do ensino que oferece aos seus alunos.

Rede de Ensino
A Instituição acredita que seu compromisso de oferecer a melhor combinação entre qualidade de ensino e preços acessíveis tem sido o principal fator contribuído para um histórico de crescimento expressivo e consistente nos últimos anos.
Em 31 de dezembro de 2006, sua rede de ensino era formada por 13 unidades operacionais, cujo alunado médio em 2006 foi de 24.527, e seis unidades em fase de implementação com previsão de abertura durante o ano de 2007.

Em 12 de março de 2007, a Anhanguera tornou-se a primeira empresa de educação a abrir o capital na América Latina. Com sua primeira oferta pública e uma segunda oferta realizada em abril de 2008, a Instituição captou mais de R$ 860 milhões.

Os recursos obtidos através das ofertas de ações permitiram forte expansão da Anhanguera e um fortalecimento de seu modelo de negócio.
Em 31 de outubro de 2008, a Instituição já havia feito a aquisição de mais de 100 mil alunos de graduação, de duas redes de ensino a distância e da maior empresa de ensino profissionalizante do Brasil, além de promover a abertura de 10 unidades orgânicas. No total, a empresa contava com quase 220 mil alunos de ensino superior e 500 mil alunos/ano de ensino profissionalizante. Ao educar mais de 700 mil jovens trabalhadores, a Anhanguera Educacional tornou-se a maior instituição de ensino profissional das Américas.

A Instituição seleciona suas novas unidades com base em fatores que incluem tamanho do mercado, ambiente competitivo, taxa de penetração de educação superior, poder de compra dos alunos em potencial e estratificação de renda. A Anhanguera Educacional identifica cerca de 100 cidades em todo o Brasil que acredita oferecer condições atrativas para a implementação de seu modelo educacional.
Nos últimos anos, a Instituição buscou seu crescimento por meio de uma estrutura de multi-unidades instaladas em diferentes mercados. O tamanho de suas unidades em média varia entre 2.000 e 7.000 alunos após três a cinco anos de operação, quando geralmente atingem seu amadurecimento. Os cursos acadêmicos e os serviços prestados por suas unidades são desenvolvidos e supervisionados por sua sede localizada na cidade de Valinhos, no estado de São Paulo, na qual também está concentrada a maior parte de suas atividades administrativas, de forma que a equipe local de suas unidades possa focar na qualidade dos serviços educacionais prestados aos seus alunos. Suas unidades operam sob nomes locais e com a marca da rede “Anhanguera Educacional”.
As unidades da Anhanguera Educacional são administradas por diretores locais, responsáveis pela supervisão de todo o funcionamento da unidade, do corpo docente, do atingimento de metas e do controle da qualidade do ensino e aprendizagem, bem como dos serviços de apoio e da infra-estrutura. A equipe local de funcionários técnico-administrativos fornece serviços de apoio aos alunos, incluindo serviços de pesquisa e orientação acadêmica, orientação profissional, assistência psico-pedagógica, colocação no mercado de trabalho e estágios, e apoio às atividades das bibliotecas.

Histórico
A Anhanguera Educacional foi fundada em 1994 por um grupo de professores liderados pelos Professores Antônio Carbonari Netto e José Luis Poli. Iniciou suas atividades por meio de uma instituição de ensino superior constituída na cidade de Leme, no estado de São Paulo. Em 2003, tinha um média de 8.848 alunos matriculados em sete unidades, localizadas em seis cidades no estado de São Paulo, mantidas por três instituições sem fins lucrativos controladas pela Anhanguera Educacional.
Em 2003, suas instituições sem fins lucrativos foram convertidas em instituições com fins lucrativos. No mesmo ano, o ISCP, entidade mantenedora da Universidade Anhembi Morumbi, tornou-se seu acionista mediante a integralização de capital e a subscrição de novas ações. Além dos recursos aportados, o ISCP também contribuiu com o conhecimento de seus acionistas acerca do setor de educação brasileiro. Em seguida, a Anhanguera Educacional realizou uma reorganização societária por meio da qual as três empresas que formavam seu grupo naquela época foram incorporadas pela Anhanguera Educacional S.A. (“AESA”), constituída em 15 de julho de 2003. Com os recursos financeiros aportados pelo ISCP, abriu novas unidades em três cidades de pequeno porte do estado de São Paulo. Ao final de 2005, sua rede de ensino já contava com 10 unidades.
Em 2005, o ISCP permutou sua participação acionária na AESA por quotas do FEBR, um fundo de investimentos criado e administrado pelo Pátria que captou e investiu novos recursos na AESA. Além destes recursos captados, o FEBR também obteve uma linha de crédito de US$12 milhões de dólares junto ao IFC. Esses recursos foram contribuídos à AESA em troca de novas ações e utilizados para financiar suas estratégias de aquisição e expansão orgânica. Como resultado destas operações, o FEBR se tornou seu acionista controlador.
Em 2006, inaugurou sua 11ª unidade, levando o seu total de alunos matriculados a 23.431 em março de 2006. Nesse mesmo ano, acrescentou duas unidades à sua rede mediante as aquisições dos: (i) ILAN, mantenedor da Faculdade Latino Americana (“FLA”), localizada no estado de Goiás, com uma média de 4.826 alunos matriculados em 2006; e (ii) Jacareí localizada na cidade de Jacareí e mantida pelas mantenedoras Sapiens e Jacareiense, com uma média de 1.887 alunos matriculados em 2006. Além disso, a Instituição está em fase de implantação de seis unidades para 2007.
Em 19 de dezembro de 2006, os acionistas da AESA, por meio de um veículo específico, a Viana, adquiriram 100% das ações da Anhanguera Educacional Participações S.A. (“AESA Participações) - à época denominada Mehir Holdings S.A. -, sociedade de capital aberto constituída em 2001 e registrada na CVM sob nº 18.961. Em 29 de dezembro de 2006, o FEBR contribuiu suas ações da AESA em aumento de capital da AESA Participações, com base em seu valor patrimonial. A AESA Participações passou a deter a totalidade das ações da AESA.
Em 7 de fevereiro de 2007, acrescentou ainda mais unidades à sua rede mediante a aquisição do Centro Hispano-Brasileiro, mantenedor da Unibero, localizada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, com uma média de 2,4 mil alunos matriculados em 2006.Fonte: http://www.unianhanguera.edu.br/irVídeo sobre como a Anhanguera Educacional usa ferramentas Web para reduzir seu custo de captação de alunos





Anhanguera pretende levantar até R$ 1 bilhão em oferta de ações