Instruções para uso do Wikispace


Uma das características do nosso grupo é a virtualidade, devida inclusive à dispersão geográfica. Os chamados "wikis" são ferramentas adequadas à colaboração nestas condições, através do uso da Internet.

Um "wiki" é basicamente um conjunto de páginas num site da Web, que qualquer um pode ler e, com acesso adequado, também criar e/ou editar. As páginas ficam armazenadas num banco de dados, de forma transparente para o usuário (este nem precisa saber que existe um banco de dados). Através deste banco de dados, contam também com mecanismos de busca/pesquisa bastante flexíveis para facilitar o acesso ao conteúdo. Sua principal característica é o uso intensivo de hipertexto: hiperlinks podem ser criados com grande facilidade, gerando novas páginas. A navegação através dos hiperlinks implementa um modelo de associação de idéias.
Os programas de suporte aos "wikis" são feitos para tornar seu uso bastante fácil, pois visam justamente que o maior número possível de pessoas possa participar, inclusive aquelas sem conhecimentos especializados na área de informática.
O exemplo mais popular de "wiki", com todos os atributos descritos, é a enciclopédia online "Wikipedia". Lançada em janeiro de 2001, a enciclopédia, que é escrita num "wiki", já possui mais de 12 milhões de artigos (páginas do "wiki"), em 262 línguas diferentes. A língua inglesa conta com mais de 2,8 milhões de artigos, escritos por mais de mais de 45.000 colaboradores registrados (somente para este idioma), espalhados ao redor do mundo. Para ter uma idéa do alcance e da popularidade deste empreendimento, a Wikipedia recebe entre 25.000 e 60.000 solicitações de página por segundo, dependendo da hora do dia.

Se você não conhece um WIKI assista o vídeo abaixo



Caso você necessite de maiores informações para criar ou editar um Wiki no wikispaces, acesse o tutorial com informações passo a passo